Cremação

Entre em contato conosco

Nossa equipe está preparada para o melhor atendimento, com respeito e de forma ágil. Estamos disponíveis 24hs para melhor atendê-lo.

Cremação

Muito se fala sobre cremação ou você já tenha ouvido falar pelo menos uma única vez sobre o assunto, mas você realmente sabe o que é cremação? Cremação é uma técnica funerária que visa reduzir um corpo a cinzas através da queima do cadáver em altas temperaturas. Esta técnica é muito comum no mundo ocidental e é um processo sustentável, que não agride o meio ambiente.

Prestamos serviço nos principais crematórios do RJ (Jardim da Saudade, Memorial do Carmos, Caju, Catumbi e Penitência). Cuidamos de toda documentação necessária, e assim que o registro em cartório ou requerimento legal é apresentado, nós damos início ao processo para marcar a cremação. Caso tenha dúvidas acerca da cremação no rj, entre em contato com a Funerária Santa Casa Brasil.

Perguntas Frequentes

Como Funciona a cremação?
A cremação no RJ é feita por crematórios que detém a chamada “sala do forno”. Após a cerimônia de velório, o corpo dentro do caixão é conduzido por profissionais até o local. São retirados metais e outros adornos. O corpo é colocado no recipiente com temperatura em torno de 1.400 graus Celsius. Assim inicia-se a cremação e o resultado serão as cinzas.
Em que caso a cremação é restrita?

A cremação no RJ é restrita quando existe alegação de morte violenta. Nesta exceção, o processo de cremação somente poderá ser feito caso a família apresente autorização judicial.

Após quanto tempo do óbito é realizada a cremação?

É indispensável que a cremação seja feita apenas 24 horas após o óbito. Todas as contestações judiciais e possíveis erros médicos são verificados durante esse tempo. Se houver algumas complicações o prazo pode se prolongar esse pra em até 10 dias. Durante esse período todas as cerimônias fúnebres tradicionais poderão ser feitas.O procedimento acontece em aproximadamente duas horas. Depois que o serviço é realizado, familiares e ou outros entes queridos estão liberados para guardar as cinzas da maneira que for mais adequada para eles.

O que é feito com as cinzas após a cremação?
O destino das cinzas pode ter sido preestabelecido pelo ente querido falecido ou caberá à família o seu destino.
Existem algumas opções tais:

Urnas hidrossolúveis (que se desmancham na água);
Urnas com húmus e sementes de árvore, que podem ser plantadas com as cinzas;
Cinzas podem ser jogadas ao mar ou em rios;
Pode ser feita um diamante;
Pode-se pintar um quadro com tinta a óleo;
Colocar no chamado “columbário”, que é o local disponível no próprio crematório e feito especialmente para esse fim.

Como garantir que o recebimento das cinzas estarão corretas?

É fundamental escolher um crematório de confiança. Para que uma empresa atue nesse ramo, ela precisa ter a autorização da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa) e cumprir exigências legais do âmbito federal, estadual e municipal. Seguindo essas normas, o crematório terá um padrão de qualidade, com medidas rigorosas de localização de cada cadáver. Logo, serão mínimas as chances de recebimento incorreto das cinzas ou qualquer outro tipo de transtorno durante a cremação.

Como saber se um crematório é de confiança?

É fundamental que ao escolher um serviço de cremação escolha a empresa certa. Assim, todas as recomendações de higiene e outros procedimentos padrão serão seguidos com rigor. Assim, você terá a garantia de atendimentos humanizados e tarefas de acordo com as normas vigentes. É importante fazer uma comparação entre cada crematório no RJ. Seguindo esse cuidado, será mais fácil identificar qual empresa possui a assistência adequada para as suas necessidades e demandas.Para facilitar esse processo de decisão e garantir uma despedida com menos burocracias, entre em contato com a Agência Funerária Santa Casa Brasil. Estamos preparados para cuidar de todas as documentações necessárias, desde a remoção do obituado até a finalização da cremação. Auxiliamos também na escolha de crematórios no RJ, para que você conte com um serviço ágil e de confiança.

Documentos necessários:
Documentos de identificação do (a) falecido (a)
Atestado de óbito com assinatura de dois médicos diferentes
Documento de identificação do familiar
Em que a cremação diferencia do velório?

O velório poderá ser realizado da mesma forma independentemente da escolha da família pela cremação ou sepultamento. Geralmente, o velório ocorre em capelas ou igrejas. Porém, em alguns casos os familiares escolhem realizar em outros locais, principalmente se o morto foi uma pessoa muito famosa.O velório não é uma cerimônia obrigatória. De qualquer forma, a execução ou não do velório não afetará a duração ou eficiência da cremação. Os dois procedimentos sempre acontecem de forma independente.Tendo mais alguma dúvida, entre em contato conosco, nossa equipe de atendimento está preparada para orientá-lo conforme as suas necessidades.

Crematórios atendidos no Rio de Janeiro

Crematório do Caju (São Francisco Xavier)

O Crematório do Caju, também conhecido como Crematório de São Francisco Xavier, está localizado na Rua Manuel Gomes, nº 155 do bairro Caju,  Zona Portuária do Rio de Janeiro. Considerada uma das maiores do estado, com grande capacidade para a realização de serviços.

Crematório Memorial do Carmo

O crematório Memorial do Carmo é um dos mais antigos do estado, com 30 anos de funcionamento. O local oferece maior privacidade para familiares durante o velório e cremação do ente querido.
O crematório está localizado na Rua Monsenhor Manuel Gomes, nº 287 no bairro Caju, Zona Portuária do Rio de Janeiro, e realiza serviços por 24 horas.

Crematório da Penitência

O crematório conta com estrutura ampla e confortável, com salas reservadas para velórios. Assim, a privacidade de familiares e amigos permanece preservada durante as últimas homenagens ao seu ente querido.

O Crematório da Penitência está localizado na Rua Monsenhor Manuel Gomes, nº 307 no bairro Caju, na Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Crematório do Catumbi (São Francisco de Paula)

O Crematório do Catumbi fica localizado no bairro Catumbi, Zona Central do município Rio de Janeiro. Conhecido popularmente como Crematório São Francisco de Paula, conta com capelas para o corpo seja velado antes da cremação. Além disso, o espaço possui estrutura completa e atendimento 24 horas. Dessa forma, a agilidade dos serviços é garantida. Fica situado na Rua Catumbi, nº 120 – Catumbi, Rio de Janeiro – RJ.

Crematório Jardim da Saudade (Sulacap)

O Crematório Jardim da Saudade fica localizado no bairro de Sulacap, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ele pertence à rede de cemitérios do Grupo Jardim da Saudade, conhecido pela suas necrópoles em estilo parque. Fica localizado em, Av. Carlos Pontes, nº 500. Jardim Sulacap, Rio de Janeiro – RJ.

LIGUE AGORA
Entre em contato, atendemos 24h.
Tel: (21) 4108-7223 / (21) 99525-0063